quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ernst Haas

                 Sem dúvida, um grande fotografo, Ernst Haas, nascido em Viena em 1921. Sua fotografia é bem atraente devido suas inovações nas cores, experiencias com luzes e formas abstratas.
                 Hass chegou a estudar medicina na Áustria, porém deixou de lado, começou a fotografar e acabou se tornando um fotografo da revista Heute. Em um ensaio fotográfico para a revista, em que o fotografo relata a volta de prisioneiros de guerra austriacos voltando para casa, rendeu um convite para fazer parte da Magnum Fotos

 Time Square (1962).

                 Ernst se mudou para Nova York no início da década de 50, e logo em 1953, lançou um livro contendo fotos da cidade de NY.
                 Algumas das fotos mais famosas Haas foram deliberadamente fora de foco e desfocadas, criando fortes efeitos visuais. Ele usou o processo de transferência de corante para fazer muitas de suas gravuras originais, produzindo cores ricamente saturadas.
                 Haas foi consagrado com vários outros livros, e até com participaçoes no cinema. Filmes como The Misfits em 1961,  Hello, Dolly! em 1969, Little Big Man em 1970, e Heaven's Gate em 1980. Infelizmente, eu não conheço nenhum desses filmes, porém pretendo, em breve.


Heitor Riguette Machado

Um comentário:

Cinéfilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.