quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sebastião Salgado

Vou apresentar e mostrar, sobre ele, que me despertou o interesse primário sobre fotografia.
Antes, um breve comentário. Um dia qualquer nesse ano, em uma aula de Matemática, percebi o quanto as pessoas não tem conhecimento e nem procuram sobre fotografia. Eu ainda me considero muito insipiente no assunto, porém nessa aula de matemática em um exercício qualquer interdisciplinar, levava algo sobre fotografia. O professor aproveitou o assunto e perguntou a nós (alunos), se conhecíamos algum fotografo muito conhecido. Lógico, falei Sebastião Salgado. Até ai, tudo bem. Logo após eu ter falado, ele perguntou quem da turma conhecia também o fotografo. Ninguém levantou a mão ou demonstrou algum tipo de sinal ou voz que afirmasse que conhecia Sebastião. Me pergunto, será que as pessoas não tem vontade de saber quem é o fotografo de fotos bonitas, interessantes, com contextos e significados, ou, acham que o simples fato de tirar uma foto é fácil e que o fotografo não faz importância alguma. Grandes dúvidas.

Nascido em Minas Gerais, Sebastião Ribeiro Salgado, é hoje um fotografo reconhecido mundialmente.
Sebastião no começo nunca teve qualquer ligação profissional com fotografia. Era economista formado pela USP e se não me engano fez PHD de Economia na Europa. Trabalhou na Organização Internacional do Café e por viajar muito, pegava a câmera de sua esposa emprestada para tirar algumas fotos. Foi em uma viagem para África que decidiu que seguiria a profissão de Fotografo.
Outras Américas (1987) - Filhos e Mãe - Equador.
O primeiro livro de Sebastião e que retrata a pobreza na América Latina.


O retrato de temas sociais é algo marcante em todas as suas obras. Sem dúvidas, suas fotos mostram o quanto doentio está o ser humano. A desigualdade social, subnutrição, exploração. Forte critica social, econômica e política, assim vejo pelo menos. Demonstra o que nosso sistema reflete para os mais necessitados, esses que fechamos os olhos e fingimos não ver tal situação. Há várias interpretações de suas obras, porém usar a fotografia como via de critica é bem presente.

Trabalhadores (1996) - Serra Pelada.















O fato de Salgado tratar a imagem como uma linguagem universal me agrada muito, em reportagem para Folha de São Paulo ele tenta explicar o que a imagem proporciona para qualquer tipo de pessoa. Ele explica que é pai de um garoto portador de Síndrome de Down e que apesar dos problemas decorrentes da síndrome, quando ele entrega uma foto ao seu filho, este compreende de certa forma algo que a foto quer passar.

Prêmios são freqüentes em sua carreira. Prêmios como:

- Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária.
- Prêmio World Press Photo.
- The Maine Photographic Workshop ao melhor livro foto-documental.

Entre outros.

Atualmente para projetos de livros, Sebastião ganha grande apoio de várias instituições, ONGs, a UNICEF e Políticos. Algo que não me agrada, porém não quero entrar em discussões políticas. Hoje em dia tem sua própria firma de notícias a "Imagens da Amazônia", mora em Paris com sua esposa e programa novos projetos fotográficos.

Seus livros mais conhecidos são Trabalhadores, Outras Américas, Serra Pelada, O Berço da Desigualdade e seu último livro lançado África. Os preços são bem salgados, mas encontra-se facilmente algumas fotos na internet.
Espero que a importância a qual Sebastião dá aos temas sociais não sejam em vão. Como ele mesmo diz "Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair".

Abraços,

Heitor Bonomo Riguette Machado.

obs.: As pessoas assemelham muito o que Sebastião Salgado faz com Fotorjonalismo. Só queria deixar claro que é Foto-documentário. São caractéristicas completamente diferentes.

2 comentários:

Izabel Lima disse...

ah, sei la... acho que isso varia de interesse pessoal... nem todo mundo gosta de fotografia... e os que gostam, não necessariamente precisam conhecer os fotografos mundialmente reconhecidos (eu, particularmente, gosto de ver exposições e saber um pouco mais sobre os artistas, apesar de nao dedicar meu tempo a isso, por nao ser minha prioridade)

cada um tem seu proprio interesse e curiosidade! mta gente nao conhece o pai da psicanalise ou da filosofia (como pode?! oO)... mas essa é minha área, e não das outras pessoas né?! :)

mas tá legal esse post... fiquei sabendo de mta coisa que eu nem imaginava! =D

;***

Bianca. disse...

Fotografia é a poesia visual.